sábado, 26 de janeiro de 2008

Distâncias são relativas. O tempo também é.

Soube que a classificação de algumas provas em que já me meti era de ultra-maratona. Achando que isso era coisa daquelas provas absurdas de mais de 100 km, fui conferir. A definição me encaixa nesta classificação: A maratona é uma prova de corrida com 42.195 metros. Qualquer coisa acima disso é uma ultra-maratona. Óbvio e natural.

Maratonas são a meta máxima para muitos corredores, trotadores ou caminhantes. Impossível para alguns, que não entendem como é possível correr mais do que 2 Km. Mas para outros, uma maratona não é longa o suficiente. Não tem desafio suficiente. Não demora tanto quanto deveria. Parece que é preciso algo mais. Às vezes, muito mais.

Quando eu comecei a correr, percorria 7 Km na beira-mar, ida e volta, e achava um absurdo correr 10, 15 Km. Não tinha a menor intenção de participar de competições, era só pra manter o pique para as escaladas e trilhas. Naquela época correr numa trilha era tão ilógico quanto fazer uma maratona, trilha era pra ser caminhada calmamente, poderia torcer o tornozelo.

Acontece que as coisas evoluem. Vamos nos aprimorando, medindo as distâncias e os tempos, lendo e ouvindo histórias, e aí concluímos que não deve ser lá tão difícil. Quando uma meta fica na minha cabeça por muito tempo, parece que não existe nada depois dela, mas aí quando ela finalmente é atingida, a primeira coisa que eu penso é: tá, e agora ? O que mais ? Qual a próxima ? Será que conseguiria ir mais ?

Numa travessia de Laguna pra Floripa vínhamos conjecturando sobre qual seria o limite. Andar 50 Km com mochila num dia ? Das 8 até as 22 horas ? Porque se sempre terminávamos quer dizer que dava pra ir mais um pouco, mais tempo. Na verdade essas provas onde competimos apenas para terminar e curtir (ainda não tenho pretensão de conseguir ganhar algo desse tipo :-) são tentativas de saber onde é que está o limite - físico, fisiológico, mental, de paciência.


Depois de uma maratona arduamente terminada - daquelas de não andar direito no dia seguinte - você já não acha tão anormal quando um amigo te convida para uma prova de 50 Km, mesmo que seja subindo e descendo o morro da igreja. Ou então correr por 20 horas numa prova de aventura (tem doidos que correm vários dias ! Que absurdo !).

Mas fica sempre a dúvida, pois isso jamais foi feito (por você). Se você entrar já era: se terminar vai querer melhorar, se não terminar vai querer consertar no próximo ano. Mas aí aquilo já é conhecido, então é necessário alguma coisa além, o que faz o ciclo se perpetuar. Pode-se alegrar as coisas ao correr essas mesmas distâncias, e maiores, em trilhas ? Sobre predregulhos ou em areia fofissíma ? Com um bom pedaço sobre dunas ? O que já era duro fica pior, pois a distância é a mesma mas tem desnível o tempo todo, o piso irregular e a utilização de músculos desconhecidos.

Isso nos traz aos 100 Km absurdos lá do início, das corridas de aventura de vários dias... Absurdo pra quem ? E por quanto tempo esse alguém vai considerar alguma coisa absurda ? Pois hoje já tem provas de 100, 200, 24 horas, sei lá mais o que, corridas do saara, antartida, 5 dias na amazônia, corrida de aventura de 1000 Km. Um absurdo era fazer a volta a ilha em dupla e nossos amigos desmiolados foram lá e fizeram.

No final é tudo sobre achar os limites. Pra quê eu não sei bem, de preferência pra ultrapassar o que julgávamos ser (mas se foi ultrapassado não era) e continuar a busca. Indefinidamente. Aí é que está a graça: perseguição aos próprios limites. Nessa altura já não importa a distância e o tempo, pois realmente são relativos. O que importa é a experiência e a vivência adquiridas, o limite empurrado cada vez mais lá pra longe.

3 comentários:

  1. É isso ai Rafael.... concordo com cada linha!!! Desta forma até a distância passa a ser relativa! Abs

    ResponderExcluir
  2. Rafael a cada frase lida me passou varias imagens, histórias pela cabeça. Qual é o limite da loucura? 1km ou 100km? Zero depois da virgula não é significativo. Porque também seriam depois do 1?

    ResponderExcluir
  3. Atualmente meu limite é ir até o Parque de Coqueiros e voltar.

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)