domingo, 3 de agosto de 2008

Meia-maratona de São Pedro de Alcântara

Manhã de domingo e São Pedro de Alcântara - cidadezinha agradável aos pés da serra e uma das primeiras colônias alemãs do estado - acordou para receber algo como 280 atletas para disputar os 40 Km de moutainbike e os 21 da meia-maratona da Acorjs.

Como sempre, a AndarIlha marca presença, Fabi, Taty, Hélio e eu fomos lá conferir a corrida. A participar também do moutainbike, muito legal, que foi até Antônio Carlos e voltou.

Largamos as 9:15, logo após os bikers. Começamos no paralelepípedo e antes dos 2 Km chegamos num asfaltinho que dava acesso ao primeiro morro da prova, uma longa subida diagonal, daquelas que embaixo você vê as pessoas lá em cima. Um Km e pouco e muito suor depois, cheguei ao topo da estradinha, para voar morro abaixo até uma estradinhas margeando o rio Imaruim.

Fiquei sozinho, lá na frente, uns 200, 300 metros havia um pelotão bem coeso, aí fui mirando neles, chegando aos poucos nos que iam ficando e logo já tinha passado quase todos e grudado num pequeno grupo.

Passamos mais um morrinho, mais plano, aí uma subida bem forte aguardava os corredores. Subi aquilo sempre corrrendo, mas o coração disparou no final e acabei segurando na descida para recuperar os batimentos. No Km 8 os primeiros já voltavam, muito rápidos como sempre, ainda mais nas provas da Acorjs.

A prova voltava no Km 10,5, num topo. Água, meia-volta e toca a descer aquilo tudo... Passei bem cedo pela Fabi e Taty, 5as colocadas no feminino, e logo depois o Hélio vinha subindo.

Acelerei um pouco, a média estava beirando os 5min/km, pouco acima. Encostei num velhinho, categoria 60-64 anos, lá pelo Km 15. Ia rápido e fugindo do terceiro da categoria dele. Exemplo.

Achei que ia penar no morro do Km 2, mas o percurso ganhava altitude, e a volta é bem curta para pegar então a descida de 1,5 Km. Muito legal conseguir descer bem depois de 19 Km e 1 mês sem treinar direito. Acho que agora é reforçar na musculação, aquilo não deve ser tão saudável assim para os joelhos.

Passei quem mais eu via antes da chegada e fechei em 1h42min30seg, ritmo de 4min52seg/Km @ 170 bpm médios - forte ! A prova estava muito bem abastecida de água, com uma muvuca de chegada bem organizada com hidratante e frutas. Nota 10, até o percurso estava preciso desta vez.

Logo veio a Fabi, 5a colocada geral no feminino, aí a Taty em primeiro na categoria, 7a geral e bem depois o Hélio, ainda não está aclimatado a baixa altitude depois de 3 semanas no alti-plano !


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)