quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Correr mais correndo menos


É mais ou menos esta a idéia do livro Run Less, Run Faster. Baseado num estudo de 2002, o livro detalha o método de treinamento FIRST (Furman Institute of Running and Scientific Training), cuja essencia é a seguinte: treinar menos, porém com mais qualidade (leia-se intensidade), e intercalar os dias onde haveriam treinos leves ou regenerativos por atividades cross - natação, bike, remo.

O programa '3Plus2' envolve três dias de treino de corrida, um longo, um intervalado de alta intensidade e um 'tempo run', onde corre-se no ritmo da prova alvo por distâncias crescentes, e 2 dias de treinos cross. O sexto dia é livre com trote ou mais cross.

Muito científico, o esquema visa aumentar o limiar de lactato, o VO2Máx e a velocidade da passada, elementos fundamentais para quase todo tipo de corrida. Não se aplica a atletas de elite, que treinam até duas vezes por dia, nem a iniciantes, pois os ritmos mais lentos são já um pouco altos. Além disso intercalar outras atividades mantém o condicionamento cardiovascular ao mesmo tempo em que evita stresses localizados gerados pela corrida - tendões, ossos, musculatura - e quebra a rotina, o que acaba também aumentando a motivação.

Instintivamente, já vinhamos fazendo algo nesta linha, mas depois que o livrinho chegou da Amazon comecei a perceber uns efeitos benéficos. Terça última, por exemplo, fui treinar tiros na beira-mar norte (devido ao tufão-sul que tinha em coqueiros). Foram 2 Km de aquecimento a 150 bpm, aí 4 tiros de 1 Km, respectivamente a 3:55, 3:52, 3:56 e 3:52 e mais 2 km de desaquecimento. Está ficando razoavelmente suportável correr abaixo de 4min/km nestes tiros, coisa que não acontecia antes. Nos finais de semana são os longos e na sexta normalmente estou fazendo uns ritmos moderados em distâncias médias.

O livro é bem detalhista, recheado de tabelas e muito metódico. Diz que se o ritmo for 3:48, não é 3:50 nem 3:45, é 3:48 cravado. Muito científica essa coisa toda. Parece que funciona, vamos vendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)