domingo, 14 de dezembro de 2008

Tamanho não é documento - Nissan XTerra 8 Km Night Run

Confesso que só me inscrevi porque Jacó, o infrequente, se inscreveu primeiro. Não dei muita bola para uma corridinha de míseros 8 Km no início, mas aí a empolgação da turma e o kit legalzinho com um headlamp muito boa me convenceram a ir lá brincar.

Saí de casa já tarde para a largada que aconteceria as 20 horas ou assim que escurecesse. Na beira-mar a luz estava muito boa, dava vontade de parar para fotografar o fim de tarde que há muito não via, mas tive que me contentar com duas fotos de celular no semáforo. Catei o Hélio e o William e rumamos à barra da lagoa para a largada. Lá a Taty já tinha obtido o kit de todos, inclusive o do Jacó, que não sabendo disso foi lá exigir outro na organização.

Encontramos o povo todo, compareceram para correr a Fabi, Jacó, Taty, William e eu. O Anastácio se inscreveu e sumiu. O Hélio foi dar apoio moral e servir de guarda-volumes e fotógrafo oficial. Ficamos lá na aglomeração e naquela energia de pré-corrida, animada a muito som e redbull. Um pouco depois das 20 horas, já quase escurecendo, a largada aconteceu de supetão. Saímos forte na praia de headlamp na testa, primeiro para tentar não pegar engarrafamento no início das trilhas, e segundo para tentar um tempo decente numa corridinha tão curta. Curta sim, fácil não.

Saí acelerado, passei a Taty lá no projeto Tamar e fui esbaforido pras trilhas na florestinha do rio vermelho. Os trechos iniciais eram só raíz atravessada na trilha, torci os tornozelos várias vezes sem maiores danos e tentei seguir junto a um bolo de gente que ia passando um monte de outras gentes.

No primeiro posto de hidratação o Jacó chega do meu lado, até então eu não sabia se ele estava pra frente ou pra trás. Muito legal correr ao lado do grande amigo, o apoiador das primeiras investidas esportivas lá nos idos do século passado. O cara tá correndo muito, trechos até 10 Km acho que são pra ele, que é leve e muito rápido. A lanterna tinha um facho concentrado muito bom, mas era de curto alcance. Estranho correr assim rápido a noite, experiência diferente. Nunca vi tanto staff no percurso, tinha hora que a distância entre eles não devia passar de 100 metros. Uns tentavam ajudar iluminando o caminho, mas acabavam jogando luz nos nossos olhos, um desastre.

Fomos indo passando um monte de gente, o Jacó mostrava toda sua competitividade sussurando (até parece que alguém estava interessado): 'vai, pelo lado, vamos passar mais este aí !'.

Saíamos um de cada lado da vítima da vez, passávamos o cara e davamos uma acelerada para desestimular o dito a contra-atacar. Terminamos um trecho de trilha e pensei que iria para a praia. Não, não iria. Era duninhas o que tínhamos que correr. Nesta hora o polar começou a berrar acima de 183 bpm, cansei e desliguei o bicho. Foi forte pra caramba manter o ritmo naquele terreno, e não acabava. Aí voltou pra trilha, entramos num trecho com fitas de cada lado e muitas árvores no caminho, era um verdadeiro 'slalom' para correr alí, muito legal.

Finalmente praia ! Eu estava com as pernas muito pesadas, já meio podre, mas a areia estava dura. O Jacó passou na frente e foi puxando, aí eu passei novamente. Em certo momento me vi querendo que a corrida acabasse, que a chegada chegasse logo. Aí pensei: 'pára de ser preguiçoso ! são só 8 Km e faltam menos de dois, vai correr seu lerdo !'. Comecei a encurtar a passada e aumentar a frequencia, adiantou porque deixei o Jacó um pouco pra trás. Atitudo mental é tudo. Na praia 3 caras nos passaram, um deles o Ramiro.

Apertei o passo o que consegui para chegar bem, prova é sempre assim: nunca consigo não forçar o máximo. Já no funil de chegada o povo gritou 'vai, passa', mas não tinha ninguém na minha frente. Era o Jacó que vinha babando no meu encalço, resultando numa chegada sincronizada, acho que deu empate ou a diferença foi de apenas 'um pescoço', hehehe.

Lá vimos que a primeira do feminino tinha acabado de chegar, logo a segunda e a terceira, aí uns 30 seg. depois vem a Taty, seguida pela Fabiana. Andarilha detonando novamente.

Fomos lá no Hélio que estava a fotografar na entrada da chegada para esperar o William e ficamos curtindo o final da prova. Lá bem ao longe no meio do moçambique uma minhoca de luzes brancas mostrava o tanto de gente que ainda estava correndo, imagem impressionante.

Como premiava até terceiro geral, nossas campeãs o foram na sua respectiva categoria, dois primeirões pra AndarIlha. A Fabi protagonizou uma cena hilária ao não acreditar que era a primeira, no que desceu do pódio para então voltar convencida e feliz com a vitória. Foi subir correndo e quase se espatifou com a cara no ponto mais alto.

A prova foi curta, mas bem dinâmica e divertida. A organização foi um show e o evento era poderoso. Fechei em 37min31seg, ritmo de 4:41/Km, FC média absurda: 181 bpm. Naquele terreno e sem treinar direito, achei muito bom. O Jacó fechou igual, o William um pouco depois, retornando que está da lesão na coxa. Dos 5, só a Fabi (acho) não está com alguma mazela, mas todos terminamos bem sem lembrar das desgraçacas.

Tô impressionado como 8 Km deu tanto pano pra manga neste post. Prova de que as distâncias e o tempo são relativos. Corrida de encerramento do ano, terminou a temporada 2008.

Um comentário:

  1. Pô, quase um ano depois é que descobri que tem um relato da corrida que corri. Legal.. esses relatos do Rafael é uma viagem.. me vi novamente correndo lá, com todas as emoções vividas, mesmo numa corrida curta. Mas o evento foi show, baita estrutura, otima organização, com direito a lanterninhas de cabeça e tudo. Se Deus quiser quero de novo correr em 2009 com essa simpatica equipe - Andarilha!

    Có.

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)